Nego Bispo - Começo, Meio, Começo

Nego Bispo é um projeto que conecta palavras e saberes das periferias do Ceará e do Brasil, promovendo uma reflexão sobre a relação entre filosofia e agricultura nas práticas pedagógicas e culturais das diferentes comunidades, rurais, populares, de periferias e étnicas que confluem com Nego Bispo.

Nossa Missão
Nossa Visão

Acreditamos na força das palavras que germinam nas comunidades, inspirando um diálogo entre o conhecimento popular e a educação, um dos processos apresentados no documentário é a Escola de Arte e Cultura no Centro Cultural Bom Jardim.

Sobre o Processo de Pesquisa e Produção

Nego Bispo - Começo, Meio, Começo

O que é?

A página começo, meio, começo é uma forma de contribuir para a manutenção do legado do intelectual quilombola Antônio Bispo dos Santos, Nêgo Bispo.. O site surge a partir da produção do documentário Começo, meio, começo com apoio do Centro Cultural Bom Jardim, e tenciona funcionar como um repositório de informações sobre o mestre. Através da experiência do Plano Pedagógico do CCBJ, a página tenta identificar outros espaços culturais, centros culturais e territórios que materializam, em suas práticas coletivas, as ideias do mestre Antônio Bispo.

Nêgo Bispo e o Centro cultural Bom jardim

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma política pública que se constitui em centro cultural de base comunitária, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pela Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM), que tem como diretriz o acesso e a democratização no campo das artes, das culturas e dos Direitos Humanos.

A Escola de Arte e Cultura do Centro Cultural do Bom Jardim concentra em seu repertório relações com a filosofia e prática de Nego Bispo, no chão da instituição, por meio da Gestão Compartilhada e do Projeto Político Pedagógico germinam os ensinamentos do filosofo e agricultor.

O documentário

O documentário surge a partir do acervo do pesquisador Ricardo Nascimento (Mestre Cangaceiro) e do interesse de debater a inserção prática das ideias do Mestre Nêgo Bispo, nos espaços comunitários e culturais. O CCBJ como Centro Cultural de base comunitária possui uma tradição de inserção no território e relação com à promoção da cidadania cultural no bairro do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, e mantém em seu Plano Pedagógico as ideias do mestre.

Exposição Palavras Germinantes ( Centro Cultural Cego Aderaldo – Quixadá)

A exposição palavras Germinantes ocorreu em Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em novembro de 2024 onde também foi realizado um seminário com a temática do pensamento social de Antônio Bispo dos Santos. A exposição teve a curadoria de Ricardo Nascimento (Unilab) e Aterlane Martins ( IFCE) , e reuniu fotos que contam a trajetória do intelectual quilombola. O seminário contou com a participação da liderança quilombola Joana Oliveira, filha de Mestre Bispo, Cinézio Peçanha ( Mestre Cobra Mansa) e Ricardo Nascimento ( Mestre Cangaceiro) amigos e colaboradores do Mestre Bispo.

Por Ricardo Nascimento (Mestre Cangaceiro)